segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Vanilina

Sem dúvida nenhuma, uma grande parte das pessoas conhece a baunilha e gosta de seu aroma e sabor, mas o que nem todos têm conhecimento é que a essência natural da baunilha é extraída de uma orquídea. Até mesmo uma grande parte das pessoas que têm o hábito de preparar chocolates, sorvetes e sobremesas usando a baunilha para dar o sabor e perfume característicos não têm conhecimento deste fato.
A Vanilla planifolia é a principal fonte natural de baunilha. A essência da baunilha é extraída dos frutos de algumas espécies de Vanilla (não de todas), fazendo dela a única orquídea que tem interesse comercial fora do contexto ornamental
A Vanilina encontra-se na Natureza nas vagens da planta da baunilha. É também muitas vezes um produto secundário da indústria do papel por oxidação da lignina. No entanto, a vanilina pode ser sintetizada por substituição electrofílica aromática (1) seguida de metoxilação organometálica (2) com brometo de cobre e metóxido de sódio, a partir do 4-hidroxibenzaldeído.

Efeitos no Homem:
Provoca euforia, combate a impotência sexual actuando no sistema nervoso central (deve ser mascada ou preparada em bebidas afrodisíacas).
Quem trabalha com vanilina sofre, em muitos casos, de irritação na pele e na membrana da mucosa nasal devido ao contacto com a substância e à inalação dos vapores. A esta doença dá-se o nome de Vanilismo

Fonte:
http://www.dq.fct.unl.pt/cadeiras/qpn1/proj/vanilina/

Um comentário:

Júlia disse...

Eu fiquei sabendo disso a pouco tempo, pois passou na televisão. Fato interessante e que muitos desconhecem
https://verdeveggie.blogspot.com.br/